O Projeto Produção Agroecológica e Artesanal na Diocese de Almenara teve como principal objetivo melhorar as condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. Iniciado em setembro de 2022, o projeto teve continuidade ao longo dos anos de 2023 e 2024, promovendo acesso a formações, recursos técnicos e financeiros que possibilitassem o desenvolvimento sustentável de atividades produtivas e tansformação social. Os beneficiários foram selecionados por meio de visitas presenciais às comunidades rurais e grupos urbanos dos 17 municípios que compõem a Diocese. Essa etapa contou com a colaboração de parceiros locais, que auxiliaram na identificação e mobilização de participantes para as atividades do projeto.
A ultima fase do projeto focou na promoção e defesa dos direitos humanos, com ênfase na organização comunitária e na participação das comunidades nas políticas públicas para garantir a efetivação dos direitos, especialmente das minorias étnicas, mulheres e juventudes. Durante essa fase, foram realizadas atividades para fortalecer a atuação das comunidades, além da produção de materiais informativos distribuídos entre as famílias e nos meios de comunicação convencionais e digitais. As formações realizadas foram focadas em autogestão, processo produtivo e comercialização, com o intuito de capacitar pequenos produtores rurais e urbanos, a gerir suas iniciativas de forma sustentável e eficiente

O objetivo foi capacitar lideranças comunitárias e agentes pastorais em direitos humanos, sustentabilidade e economia solidária, implantar projetos produtivos voltados para a produção de alimentos e artesanato regional, e sensibilizar as famílias para a defesa dos direitos humanos, o respeito à diversidade e a vivência da solidariedade.
Como resultado a formação em autogestão, processo produtivo e comercialização capacitou 218 pequenos/as produtores/as rurais e urbanos/as, utilizando a metodologia de educação popular e pedagogia da alternância. Com uma carga horária total de 80 (oitenta) horas, sendo 32 (trinta e duas) horas teóricas divididas em dois módulos e 48 (quarenta e oito) horas dedicadas a atividades práticas, o curso foi estruturado em 5 turmas, com 40 vagas por turma.





